Benefícios do Sono Noturno — Entenda Quais São e Como Podem Melhorar Seu Dia

Você provavelmente já teve que ir trabalhar de mau humor depois de uma noite mal dormida, não é? Além do mau humor, o cansaço e a falta de concentração são outras consequências da ausência de sono.

Pois é, dormir bem é super importante, por isso, neste artigo você vai descobrir os principais benefícios do sono, confira!

Os benefícios do sono noturno para seu dia a dia e saúde a longo prazo

Uma pesquisa desenvolvida por cientistas da organização médica internacional Endocrine Society, concluiu que dormir pouco pode aumentar o risco de osteoporose e de fraturas. O motivo é que, sem o descanso adequado, nossos ossos acabam não se renovando.

Já outra pesquisa feita pela NASA em seus próprios pilotos constatou que, aqueles que tiravam um cochilo de mais ou menos vinte minutos antes de voar, tiveram um aumento de 34% na sua performance e 54% na concentração e estado de alerta em comparação àqueles que não cochilavam. Interessante, não é?

Mas, os benefícios do sono são comprovados em pesquisas científicas e também no dia a dia. Veja:

Mais tempo de vida

É durante o sono que o seu corpo inteiro vai se regular, como o sistema digestivo e a circulação sanguínea. Se você não dormir suficientemente, seu organismo não terá tempo para isso, acabará se sobrecarregando e, eventualmente, se desgastando. O que pode levar ao aparecimento de doenças do coração e infecções causadas por vírus (já que sua imunidade estará baixa).

Melhora do raciocínio

Dormir bem permite que o cérebro processe tudo o que experienciamos, atuando diretamente na memória, já que as informações vão ser armazenadas corretamente. Com uma mente descansada, a capacidade de raciocínio e concentração são suficientes para a realização de atividades mentais.

Controle de apetite

O sono é responsável pela regularização de vários hormônios, sendo um deles a leptina, que controla o apetite. Por isso, se você dormir mal, os níveis desse hormônio vão ficar desregulados, o que pode provocar um aumento da vontade de consumir alimentos calóricos e um apetite voltado para gorduras e carboidratos.

Mais disposição e bom humor

O cansaço mental pode ser muito pior do que o físico. Isso leva ao stress e mau humor e se dá pelo fato da mente não conseguir ter a disposição necessária para realizar e processar todas as tarefas intelectuais do dia a dia, algo que se obtém dormindo bem.

Mas, os benefícios do sono não são apenas no âmbito mental. É justamente à noite, enquanto dormimos, que nosso corpo renova as células e promove o equilíbrio bioquímico, o que gera mais vitalidade e energia para começarmos o próximo dia.

Então, gostou de saber os principais benefícios do sono na sua saúde? Então, compartilhe o conteúdo e continue acompanhando o blog da Reconflex!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Últimos Posts

Como melhorar a qualidade do sono usando colchões de mola

Dormir bem é essencial para uma vida saudável e produtiva, e o colchão em que você dorme desempenha um papel fundamental nessa equação. Os...

Qual O Tamanho Da Cama De Casal, Solteiro E Infantil

Na hora de escolher entre cama de casal, solteiro e infantil é importante levar em consideração quem vai utilizar os produtos e qual é o espaço disponível no seu ambiente. Confira o guia completo para te ajudar na escolha:

Molas Superlastic Ou Ensacadas: Qual a Melhor Para Você?

Se você está se perguntando molas superlastic ou ensacadas: qual a melhor, continue lendo o artigo que a Reconflex vai te auxiliar na melhor escolha!