Dormir Com Colchão No Chão Faz Mal? Descubra!

Você já se perguntou se dormir com colchão no chão faz mal à sua saúde? 

Há diversos motivos para resolver colocar o seu colchão no chão em vez de em uma cama, como quando se dorme fora de casa e não há outro espaço.. Em determinado momento, também pode ser confortável para algumas pessoas, quando feito corretamente. Mas, neste artigo, vamos analisar se dormir no chão é adequado mesmo! 

Dormir com colchão no chão faz mal à saúde?

Primeiramente, é importante entender que isso irá depender do tempo em que se permanece dormindo no chão. Mas optar por essa condição apresenta alguns prós e contras. Veja a seguir se dormir com o colchão no chão faz mal para você:

Vantagens

As principais vantagens de abandonar sua cama elevada e dormir no chão são: 

  • a melhora da circulação sanguínea geral;
  • menos dores no pescoço e nas costas;
  • menor risco de escoliose.

Esses são benefícios semelhantes relatados por pessoas que dormem sem travesseiro. Algumas pessoas que começaram a dormir no chão também relataram alívio da dor nas articulações, embora não haja pesquisas que comprovem isso.

Outra questão é que estar mais perto do chão dá acesso a um ar mais frio, que pode ser bastante benéfico e fazer você dormir bem. O aumento da temperatura corporal é responsável por fazer com que o sono fique mais agitado e você acorde no meio da noite. 

Dessa forma, o ar mais frio evitará que você sue durante a noite e também ajudará o seu sistema respiratório. 

Desvantagens

A desvantagem mais aparente de dormir no chão seria a exposição à poeira que se acumula no piso. Por isso, a limpeza regular é imprescindível para evitar problemas respiratórios e reações alérgicas. Caso ocorra a inalação de poeira e outras partículas de sujeira, você poderá ter sérios problemas de saúde. 

Mas isso também pode ser evitado elevando o colchão um pouco acima da superfície do piso, embora realizar uma limpeza com a maior frequência possível seja o mais indicado. 

Além disso, quem dorme apenas de lado não conseguirá se adaptar a essa maneira. O aumento da pressão do chão causa desconforto severo nos quadris e ombros, e isso possibilita uma boa noite de descanso. Dormir com o colchão no chão funciona melhor para pessoas que o fazem de costas e de bruços.

Então, se você está se perguntando se dormir com o colchão no chão faz mal, é imprescindível considerar essas questões antes de fazer isso. 

Considere algumas questões para dormir no chão

Mas, para ter certeza de que dormir com o colchão no chão não fará mal à sua saúde, é importante considerar duas coisas ao optar por fazer isso por muitos dias: 

De acordo com suas queixas ou adversidades, um profissional médico saberá exatamente se esta é, realmente, a melhor ideia a ser considerada. Além disso, entender melhor como funciona cada colchão e para o que são melhores poderá ajudá-lo.

Veja agora as dicas de como escolher o melhor colchão na hora da compra para ter certeza que dormirá na melhor opção possível e não ter problemas futuros. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Últimos Posts

Como melhorar a qualidade do sono usando colchões de mola

Dormir bem é essencial para uma vida saudável e produtiva, e o colchão em que você dorme desempenha um papel fundamental nessa equação. Os...

Qual O Tamanho Da Cama De Casal, Solteiro E Infantil

Na hora de escolher entre cama de casal, solteiro e infantil é importante levar em consideração quem vai utilizar os produtos e qual é o espaço disponível no seu ambiente. Confira o guia completo para te ajudar na escolha:

Molas Superlastic Ou Ensacadas: Qual a Melhor Para Você?

Se você está se perguntando molas superlastic ou ensacadas: qual a melhor, continue lendo o artigo que a Reconflex vai te auxiliar na melhor escolha!