Como Dormir Bem: Dicas Para Ter Uma Boa Noite De Sono

Se você não dormir bem (profundamente e sem interrupções), pode vir a desenvolver diversos problemas de saúde que vão além da indisposição e baixa imunidade (como obesidade, mal humor e até doenças mentais). Por isso, separamos algumas dicas para que você possa dormir mais rápido, ter um sono de qualidade e desfrutar dos reais  benefícios do sono noturno. Veja! 

O que fazer à noite para dormir bem?

Existem diversos modos que podem ajudar você a ter uma boa noite de sono. Vamos começar por pequenos rituais que são indicados para fazer algumas horas antes de dormir, pois vão ajudar a relaxar, dormir mais rápido e evitar acordar no meio da noite.

  • tomar um banho morno duas ou três horas antes de ir deitar na cama, isso vai ajudar a relaxar os músculos;
  • evite ligar a TV ou mexer no celular já na cama, pois pode causar stress (devido a luz artificial das telas) e manter o corpo em alerta. Se for muito desafiador para você, escolha conteúdos leves e alegres para ver, nada negativo ou que estimule sua ansiedade provocando gatilhos;
  • procure não comer alimentos pesados à noite. Isso porque o corpo fica em estado de atenção para produzir a digestão, o que pode estimular hormônios do stress ao longo do sono;
  • na hora de dormir o ideal é deixar a temperatura entre 18 e 22°C. No inverno, use meias, cobertores ou, se preferir, aquecedores. Já nas noites quentes, não deixe o ventilador de lado, ar-condicionado ou até mesmo colchões e travesseiros refrescantes

Mudanças no ambiente e nos seus hábitos para uma boa noite de sono

Agora que você já sabe o que fazer a noite para dormir bem, mudar alguns hábitos e até mesmo o ambiente em que você dorme também tem um papel muito importante. Veja só:

Faça mudanças no seu quarto

Sabia que as cores certas têm o poder de acalmar nossa mente? Por isso é indicado:

  • se gosta de dormir com alguma luz acesa, escolha um abajur com uma lâmpada menos intensa, como amarelada ou âmbar;
  • as cores das paredes devem ser, preferencialmente claras, nada de vermelho ou laranja. Se não gostar do clássico branco, algumas opções são lilás, azul e verde;

Tome sol

Para ter que evitar medidas drásticas e sempre ir dormir relaxada, com sono ininterrupto e acordar muito bem descansado, tome sol. 

Os neurologistas apontam que nossos olhos tomam consciência da luz do sol e, assim, enviam estímulos para o cérebro que está de dia. Assim, quando a noite se aproxima, há um pico de melatonina, um hormônio que diz para o cérebro de que anoiteceu e que já pode começar a enviar sinais de sono. 

Escolha um bom colchão

Deixar de escolher um colchão que seja ideal para o seu biotipo pode causar, além de dor nas costas, um sono de má qualidade. E não apenas isso, o  desconforto de um colchão inapropriado pode levar a stress ao longo do dia e falta de energia. 

Agora que você já sabe como dormir bem e mais rápido, veja como escolher o melhor colchão para você e sua família!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Últimos Posts

Como melhorar a qualidade do sono usando colchões de mola

Dormir bem é essencial para uma vida saudável e produtiva, e o colchão em que você dorme desempenha um papel fundamental nessa equação. Os...

Qual O Tamanho Da Cama De Casal, Solteiro E Infantil

Na hora de escolher entre cama de casal, solteiro e infantil é importante levar em consideração quem vai utilizar os produtos e qual é o espaço disponível no seu ambiente. Confira o guia completo para te ajudar na escolha:

Molas Superlastic Ou Ensacadas: Qual a Melhor Para Você?

Se você está se perguntando molas superlastic ou ensacadas: qual a melhor, continue lendo o artigo que a Reconflex vai te auxiliar na melhor escolha!