O Que Constitui Um Colchão Ortopédico e Como Escolher?

Você sabe o que exatamente é um colchão ortopédico? No passado, tratava-se de um tipo de colchão mais duro, com o objetivo de deixar o corpo alinhado. Mas, hoje, com a tecnologia e mais conhecimento, foi constatado que ele não ajuda todos os tipos de corpos. 

É por isso que a Reconflex se preocupa em elaborar colchões para as mais diversas necessidades e biotipos. Neste artigo você vai saber mais sobre o que seria um colchão ortopédico e como escolher o melhor. 

O que é e para que serve um colchão ortopédico?

Você acredita que um colchão ortopédico precisa ser de madeira e muito duro? Essa é a definição mais antiga e mais comum, mas hoje já se sabe que um colchão ortopédico é aquele capaz de se adaptar à curvatura da coluna e vem em modelos desenvolvidos para atender a diversos biótipos — e não apenas feitos de espuma e madeira.

Hoje, um colchão ortopédico é aquele voltado para disfunções na coluna e vem em modelos adaptáveis a diversos biotipos.

Vantagens e desvantagens do colchão ortopédico

Antigamente, o colchão ortopédico possuía camada de espuma fina, envolvendo uma estrutura de madeira,  pois acreditava-se que seria a melhor maneira de manter a coluna na posição certa. No entanto, foi constatado que esse tipo de estrutura não é ideal para solucionar problemas nas curvaturas das costas e, por isso, não deve ser usado como tratamento.

Além disso, para manter a coluna alinhada a solução não é uma base reta e dura (que pode, inclusive causar desconforto em algumas pessoas), mas sim aquele que se adapte as curvas e forneça apoio nas partes que exercem mais pressão no colchão e tenha a densidade correta para seu biotipo. 

Como escolher um bom colchão para sua coluna?


Apenas você poderá saber qual é o melhor colchão para sua coluna e nesse ponto o Instituto Nacional de Estudos do Repouso (INER) informa que cada biotipo pede um modelo específico de colchão. Com base nisso, foi criado uma tabela com a densidade ideal para cada peso, idade e altura e também para quem dorme sozinho ou acompanhado. Veja a seguir:

PesoAlturaAlturaAlturaAlturaAlturaAltura
Até 50Até 1,50,1,51 a 1,601,61 a 1,701,71 a 1,801,81 a 1,90acima de 1,90
51 a 60D23D23/20*D23/20*D20
61 a 70D26D26*/23D26/23D23
71 a 80D28D26/28*D26/28*D26/28*D26
81 a 90D33D28/33*D28/33*D28
91 a 100D33D33*/28D33/28D28
101 a 120D40D40D33D33
121 a 150D45D45D40D40/33*
D45/40*D40
1- *Preferencialmente
2- Para casais: A) De acordo com o cônjuge que requeira maior densidade; B) Encomendar colchão composto (duas densidades)
3- D18 indicado para recém-nascidos e crianças de até 3 anos

Dica extra:

  • colchão de menor densidade: indicado para osteoporose;
  • colchão de maior densidade: ideal para casos de hérnia de disco;
  • colchões com uma camada de conforto: é capaz de aliviar a tensão e pressão nas articulações e musculatura nos casos de fibromialgia,

É importante também observar a certificação do produto e o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que regula os colchões.

Como você viu, não existe um único colchão ortopédico para todo mundo, já que a designação não faz tanto sentido se formos olhar para esses detalhes, certo? Mas, para te ajudar mais, listamos o que você precisa fazer para encontrar uma opção com conforto ortopédico

Dicas para ter um colchão com conforto ortopédico

  • escolha um modelo com densidade adequada ao seu peso: dessa forma você evita dores, desconforto, problemas na coluna e melhora a qualidade do seu sono noturno;
  • leve em conta a posição que você dorme: de acordo com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, esse é um fator que também precisa ser considerado para evitar problemas ortopédicos;
  • escolha colchão de mola ou de espuma: enquanto que o de espuma é indicado para quem busca por mais firmeza, o mola pode ser a melhor opção para quem quer maciez e adaptação ao formato do corpo (com sustentação);
  • siga as orientações do fabricante: alguns colchões precisam ser virados para prevenir deformações. 
  • siga o prazo de validade do colchão: essa dica é para você saber se está ou não na hora de trocar o seu colchão, pois sim, esses produtos tem prazo de validade. 

Tenha ajuda profissional da Reconflex para escolher o seu colchão!

A Reconflex é a primeira fábrica da Bahia que conquistou o certificado de desempenho voluntário do INMETRO. Desde 1993 trabalhamos para desenvolver os melhores tipos de colchões com tecnologia e qualidade. Como tal, oferecemos modelos únicos que você só encontra aqui. 

Além disso, nós possuímos uma equipe que está pronta para te ajudar a escolher o colchão ideal para você e sua família! Entre em contato com a Reconflex e leve o melhor conforto para suas noites de sono! 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Últimos Posts

Qual O Tamanho Da Cama De Casal, Solteiro E Infantil

Na hora de escolher entre cama de casal, solteiro e infantil é importante levar em consideração quem vai utilizar os produtos e qual é o espaço disponível no seu ambiente. Confira o guia completo para te ajudar na escolha:

Molas Superlastic Ou Ensacadas: Qual a Melhor Para Você?

Se você está se perguntando molas superlastic ou ensacadas: qual a melhor, continue lendo o artigo que a Reconflex vai te auxiliar na melhor escolha!

O Que É E Para Que Serve Um Pillow Top

Ainda não conhece os modelos de colchões pillow top? Saiba o que é e quais seus benefícios neste artigo.