Dor Na Coluna Ao Acordar? Veja O Que Pode Ser

Sentir dor na coluna ao acordar é um incômodo que afeta muitas pessoas. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a dor nas costas é um problema que atinge cerca de 80% dos brasileiros. Outros dados, esses da Fundação Oswaldo Cruz, apontam que 36% da população do Brasil tem a forma crônica deste tipo de incômodo. 

Se você está acordando com dor nas costas, é provável que não esteja tendo o sono restaurador de que precisa à noite. 

As dores na coluna podem se desenvolver ao longo do tempo, com a idade. Em outros casos, uma lesão ou mau jeito pode desencadear o problema. Além disso, a má postura ao dormir e o uso de colchão ou travesseiro errado podem causar o desconforto. 

Se você está sofrendo com esse problema, veja neste artigo:

  • Por que você tem dor na coluna ao acordar;
  • Como resolver este problema.

Por que você tem dor na coluna ao acordar?

A maioria das dores na coluna ao acordar são de curta duração e persistem apenas por alguns dias ou semanas. E é comum que essas dores desapareçam “por conta própria” ou com facilidade depois de ser identificada a causa e serem realizados alguns cuidados domiciliares adequados.

Mas, se no seu caso a dor for persistente e se estender por mais de algumas semanas é preciso entrar em contato com um médico. Nessas situações, apenas um profissional poderá determinar  a causa do problema e orientar sobre o tratamento a ser adotado.

Abaixo, nós listamos algumas causas comuns para a dor na coluna ao acordar de curta duração e também orientamos sobre como tratá-la:

Exageros nos exercícios físicos

A prática de exercícios regularmente ajuda a fortalecer as costas e a reduzir a dor nessa parte do corpo. No entanto, exagerar na academia ou durante os esportes pode levar a piorar suas dores e a rigidez matinal.

É importante prestar atenção à sua postura durante e depois de qualquer atividade física intensa. O aquecimento e o pós-treino adequados também ajudam a reduzir a dor nas costas e a rigidez muscular no dia seguinte.

Como tratar?

Para aliviar os sintomas de dores relacionados ao exercício físico:

  • faça a aplicação de compressas quentes ou frias na coluna;
  • tome medicamentos anti-inflamatórios, como ibuprofeno e naproxeno. Mas atenção, para o uso de qualquer remédio é preciso ter a recomendação de um médico. 

Sair da cama de forma inadequada

Embora não pareça, a forma como você sai da cama pode ser vital para prevenir dores matinais. Mesmo que esteja bem descansado, levantar-se muito rapidamente ou inclinar-se de maneira inadequada para a frente ao sair da cama pode sobrecarregar suas costas, o que pode causar lesões. 

Como evitar?

Para reduzir o risco de dor nas costas e rigidez matinal, você deve seguir estes passos:

  • comece movendo-se lentamente para a beirada da cama;
  • usando os braços para se apoiar, transfira-se para a posição sentada com as pernas penduradas na lateral da cama;
  • depois de alguns segundos para se ajustar a essa posição, coloque lentamente os pés no chão e levante-se.

Má postura ao dormir

Algumas posturas para dormir podem sobrecarregar a parte inferior das costas, quadris e pescoço, fazendo com que você tenha dor na coluna ao acordar.

Embora nem sempre seja necessário alterar completamente sua posição para dormir ao tentar aliviar a dor nas costas, colocar travesseiros ao redor do corpo para obter suporte extra enquanto dorme na posição que achar mais confortável é uma boa opção para aliviar esse problema. 

Como dormir na postura correta?

  • quem dorme de costas pode tentar colocar um travesseiro embaixo dos joelhos para alinhar melhor a coluna e reduzir a dor;
  • quem dorme de lado pode se beneficiar colocando um travesseiro entre as pernas para alinhar melhor os quadris e a coluna;
  • quem dorme de barriga para baixo deve posicionar um travesseiro embaixo do abdômen para reduzir a curvatura na parte inferior das costas.

Se os sintomas não melhorarem com o uso de travesseiros, você deve considerar outras causas potenciais de dor nas costas matinal, como estar usando o tipo de colchão inadequado para suas necessidades. 

Uso do colchão inadequado

Colchões que não suportam totalmente o peso ou a forma do corpo podem causar dores nas costas matinais e até mesmo levar à piora de quadros de dores na coluna ao longo do tempo.

Além disso, é recomendado fazer a substituição do colchão a cada 10 anos. Os sinais de que a peça precisa ser substituída podem incluir flacidez visível ou reentrâncias que permanecem onde você dormiu. Caso você queira trocar o seu colchão, é importante saber o que fazer com o colchão velho, para descartá-lo de maneira correta. 
Mas na hora de comprar um novo, também é importante saber escolher uma opção que seja confortável e ofereça o suporte que você precisa, além da melhor qualidade possível. Para isso, você pode entender melhor o que  constitui um colchão ortopédico e como escolher o mais adequado para o seu caso!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Últimos Posts

Como melhorar a qualidade do sono usando colchões de mola

Dormir bem é essencial para uma vida saudável e produtiva, e o colchão em que você dorme desempenha um papel fundamental nessa equação. Os...

Qual O Tamanho Da Cama De Casal, Solteiro E Infantil

Na hora de escolher entre cama de casal, solteiro e infantil é importante levar em consideração quem vai utilizar os produtos e qual é o espaço disponível no seu ambiente. Confira o guia completo para te ajudar na escolha:

Molas Superlastic Ou Ensacadas: Qual a Melhor Para Você?

Se você está se perguntando molas superlastic ou ensacadas: qual a melhor, continue lendo o artigo que a Reconflex vai te auxiliar na melhor escolha!